STRATOCASTER AJUSTES E CUIDADOS
Nota: Estas são especificações mínimas que servem como guia; elas não devem ser construídas como regras rápidas e rígidas, assim como sabemos que os requerimentos subjetivos de cada tocador frequnetemente diferem .
FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
- Set de lâminas de calibre (ou lâminas de folga de motor) automotivo (.002-.025) (0.05–1 mm)
- Régua de Luthier 6" (150 mm) (pode ser uma régua comum, contanto que meça corretamente, algumas réguas têm uma distância entre a extremidade e o "0", essas não servem)
- Lubrificante (Indico WD40 ou vaselina industrial)
- Chave Phillips
- Afinador Digital
- Alicate de Corte
- Encordoador
- Polidor e pano (algodão ou preferencialmente microfibra)
CORDAS
Para as cordas permanecerem afinadas, elas devem ser trocadas regularmente. Cordas perdem a sua integridade ou ficam oxidadas, enferrujam e acumulam sujeira e não voltam à afinação adequadamente. Para conferir se suas cordas necessitam ser trocadas, passe o dedo por baixo da corda e sinta se está suja, enferrujada ou tem pontos que estão retos. Se você encontrou um destes deve trocar suas cordas.Depois de ter instalado um novo set e afinado, segure a corda no primeiro traste, uma de cada vez, e puxe a corda levemente com a outra mão movendo-a desde a ponte até o braço. Afine novamente e repita algumas vezes.
TARRAXAS
Como você enrola as cordas na tarraxa é muito importante, se estiver usanto tarraxas com trava, padrao ou vintage. Começe colocando todas as cordas através da ponte e então nas tarraxas da seguinte forma:Tarraxas com trava: Imagine o Headstock como um relógio, com a ponta sendo 12:00 e o Nut 6:00. Alinhe os buracos das tarraxas como sendo o primeiro (e) em 1:00, o segundo em 2:00, o terceiro e quarto (G, D) em 3:00 o quinto (A) em 4:00 e o sexto (E) em 5:00 coloque a corda na tarraxa colocando tensão nela e aperte a rosca, travando a corda, agora afine-a.
Tarraxas padrão: Para reduzir a derrapagem da corda na tarraxa, nós recomendamos uma técnica de laço. Isto é feito puxando a corda através do furo da tarraxa depois puxando por baixo em sentido horário coloque a corda no outro lado do furo; criando um nó. Você precisará deixar um pouco de folga para a primeira corda para que você tenha pelo menos duas a três voltas em torno do pino.
Enquanto você progride para a sexta corda, você reduzirá a quantidade de folga e o número de voltas
Tarraxas Vintage: Para estas, você precisará cortar as cordas antes para obter o tamanho necessário e a quantidade desejada de voltas.
Puxe a sexta corda (lembre-se de tensionar) até a quarta tarraxa e corte-a;
Puxe a quinta corda até a terceira tarraxa e corte-a;
Puxe a quarta corda até entre a primeira e segunda tarraxas e corte-a;
Puxe a terceira corda até a ponta do headstock e corte-a;
Puxe a segunda corda até meia polegada após a ponta do headstock e corte-a;
Puxe a primeira corda até uma polegada e meia após a ponta do headstock e corte-a.
Insira cada corda dentro do buraco da tarracha e dobre-a, fazendo um ângulo de 90º, e enrole cuidadosamente em um padráo descendente tendo o cuidado de não sobrepor as cordas.
Se sua tarracha tem um parafuso no fim do botão, cheque se está firme. Este controla a tensão dos equipamentos dentro da tarraxa. Não aperte muito estes parafusos. Eles devem ser apertados usando a ferramenta com os dedos.
Isto é muito importante, especialmente nas tarraxas com trava.
PONTE TREMOLO
Guitarras Stratocaster podem ter diferentes tipos de pontes. A mais conhecida é a estilo vintage sincronizada. As outras três são a ponte da Série Americana , que é uma ponte moderna de dois pivôs; a ponte fixa sem tremolo; e a tremolo com trava, como as da American Deluxe ou Floyd Rose®. Se você tem uma ponte sem tremolo, prossiga para "Entonação (Ajuste Grosseiro)".Primeiro, remova a tampa traseira da ponte. Cheque a afinação. Para a ponte vintage, um ótimo jeito de melhorar a sua performance é puxar a ponte com a alavanca até ficar rente ao corpo. Depois folgue todos os 6 parafusos localizados na frente da ponte, elevando-os a uma distância de 1.6mm acima da ponte. Depois aperte o primeiro e o ultimo parafuso até levemente encostar na ponte. Agora a ponte irá se apoiar nos dois parafusos das extremidades, deixando os outros quatro parafusos para manter a estabilidade da ponte.
Para o modelo de dois pivôs como a ponte da Série Americana, use a alavanca para deixar a ponte rente ao corpo e ajuste os dois pivôs para que a ponte assente totalmente ao corpo (sem estar levantada nem na frente ou atrás, totalmente rente).
Permitindo que a ponte flutue livremente (sem tensão na alavanca) usando os parafusos da garra na cavidade das molas, ajuste a ponte para o ângulo desejado. As especificações da Fender são 3,2mm de lacuna na parte de trás da ponte. Você precisará afinar várias vezes para adquirir o balanço correto entre as cordas e as molas. Se prefere a ponte rente ao corpo, ajuste a tensão das molas para uma tensão igual, enquanto a ponte fique encostada no corpo (talvez você queira dar meia volta extra de aperto nos parafusos da garra para ter certeza que a ponte permanecerá rente ao corpo enquanto se dá bends nas cordas). Cuidado: Não tensione demais as molas, para que não tenha que pôr uma tensão desnecessária na alavanca enquanto usa o tremolo. Finalmente, talvez você deseje pôr um pingo de lubrificante nos pivôs onde entram em contato com a ponte para uma operação mais suave.
ENTONAÇÃO (Ajuste Grosseiro)
Você pode pre-configurar a entonação básica pegando uma fita, meça do lado de dentro do nut até o centro do 12º traste (o traste em si, não a casa). Dobre esta medida para encontrar o tamanho da escala da sua guitarra. Ajuste o primeiro carrinho da ponte para este tamanho, medindo desde o lado de dentro do nut até o centro do carrinho (onde a corda encosta). Agora ajuste a distância do segundo carrinho atrás do primeiro carrinho, usando o calibre da segunda corda como medida. Por exemplo: Se a segunda corda for .011 (.03 mm), você poderia mover o segundo carrinho .011" (.03 mm) para trás em relação ao primeiro. Mova o terceiro carrinho para trás em relação ao segundo, usando o calibre da terceira corda como medida. O quarto carrinho deve estar em paralelo com o segundo. Proceda com o quinto e sexto carrinhos usando o mesmo método usado no segundo e terceiro carrinho.LUBRIFICAÇÃO E QUEBRA DE CORDAS
Lubrificando todos os pontos de contato por onde corre a corda talvez seja o elemento mais importante em garantir a estabilidade da afinação durante o uso do tremolo e em reduzir a quebra das cordas.A causa principal da quebra de cordas é o acúmulo de umidade no ponto de contato no carrinho da ponte. Isto pode ser atribuído à acidez e umidade que vem das suas mãos ou pode ser um efeito direto da umidade no ar. Outro fator é a fricção e fadiga de metal com metal. Componentes de metal reagem um com o outro com o tempo por causa de suas diferenças e ajudam a acabar com a integridade da corda. Um metal mais duro vai sempre atacar um metal menos duro (por isso uma corda de aço inoxidável vai causar um sulco ou rebarbas em um carrinho estilo vintage). Você também vai encontrar diferentes tipos de cordas que quebram em diferentes pontos de tensão por causa da composição do metal e técnicas de fabricação.
Um dos melhores jeitos de reduzir a quebra das cordas é lubrificar o carrinho/corda no ponto de contato com lubrificante (WD40 por ser anti-corrosivo ou vaselina industrial) toda vez que você trocar de cordas. O óleo protege contra a umidade e reduz a fricção e fadiga no metal. Rebaixadores de cordas são outro ponto de contato e devem também ser lubrificados; uma pequena quantidade aplicada com um palito de dentes finciona bem.
TENSOR
Há dois tipos diferentes de tenssores encontrados nos instrumentos Fender "padrão" e "bi-flex". A maioria dos intrumentos Fender (e a maioria de qualquer marca também) estão equipados com o padrão (que está dividido em dois tipos: um ajusta-se pelo braço (onde encaixa com o corpo ou com o braço já encaixado) e outro no headstock; ambos operam no mesmo princípio).O tensor padrão pode compensar a curvatura côncava em um braço que possui muita folga, por exemplo, gerando uma força oposta à causada por tenssão excessiva das cordas.
A Fender também usa o tenssor exclusivo bi-flex em alguns instrumentos. Ao contrário dos padrões, que podem apenas corrigir um braço muito côncavo (sub-arqueado), o bi-flex, pode compensar a curvatura côncava ou convexa (sobre-arqueado) gerando uma força de correção em ambos os sentidos assim que necessária.
Nota do escritor: se você perceber que o seu tensor se comporta de forma inversa quando se gira a chave, é só seguir os passos invertendo a ordem dos giros.
Primeiro cheque a sua afinação. Coloque um capotraste na primeira casa e aperte a sexta corda na última casa. Com a lâmina de folga, cheque a lacuna entre o 8º traste e a corda, veja a tabela abaixo para a lacuna correta.
Ajuste pelo Headstock/Inicio do braço (chave hallen): Olhe por baixo da borda da escala por trás do headstock, olhando para o corpo do instrumento. Se o braço estiver muito côncavo (ação muito alta), gire o parafuso do tensor em sentido horário, para remover a folga excessiva. Se o braço extiver muito convexo (cordas muito perto da escala), gire o parafuso do tensor em sentido anti-horário para permitir que a tenssão da corda cause uma folga maior no braço. Cheque sua afinação, e então cheque a lacuna com a lâmina de folga e reajuste quando necessário.
Ajuste no encaixe do braço (chave phillips): Olhe por baixo da borda da escala por trás do headstock, olhando para o corpo do instrumento. e o braço estiver muito côncavo (ação muito alta), gire o parafuso do tensor em sentido horário, para remover a folga excessiva. Se o braço extiver muito convexo (cordas muito perto da escala), gire o parafuso do tensor em sentido anti-horário para permitir que a tenssão da corda cause uma folga maior no braço. Cheque sua afinação, e então cheque a lacuna com a lâmina de folga e reajuste quando necessário.
Nota: Em alguns casos, se voce encontrar resistência excessiva enquanto ajusta o tenssor, se seu instrumento precisa de ajuste constante, se ajustando o tensor não há efeito no braço ou simplesmente não se sente confortável em realizar este tipo de ajuste você mesmo, leve o seu instrumento para um profissional capacitado.
Raio da escala 7.25" 9.5" to 12" 15" to 17" |
Folga .012" (0.3 mm) .010" (0.25 mm) .008" (0.2 mm) |
AÇÃO
Tocadores com um toque suave podem lidar com ações mais baixas; outros precisam de mais ação para evitar trastejamentos. Primeiro cheque a afinação. Usando a régua de luthier (pode-se usar uma régua comum), meça a distância entre a corda e o 17º traste. Ajuste a altura dos carrinhos de acordo com a tabela, depois afine. Experimente as alturas até que o som e a sensação do toque desejados sejam alcançados.Nota: Para pontes flutuantes com trava dupla (na ponte e no nut) as alturas já são pre-configuradas. Use os dois parafusos pivôs para alcançar a altura geral das cordas.
Raio da Escala | Altura das cordas Lado Grave |
Lado Agudo |
7.25" 9.5" to 12" 15" to 17" |
5/64" (2 mm) 4/64" (1.6 mm) 4/64" (1.6 mm) |
4/64" (1.6 mm) 4/64" (1.6 mm) 3/64" (1.2 mm) |
Captadores
Captadores muito altos podem causar inúmeros fenômenos inexplicáveis. Aperte as cordas no último traste antes de medir. Usando a régua de luthier (ou uma comum), meça a distância entre a corda e o topo do polo nas primeira e sexta cordas. Uma boa regra de ouro é que a distância deve ser a maior na sexta corda captador do braço e a menor na primeira corda captador da ponte. Siga as medidas guia na tabela abaixo como um ponto de partida. A distância vai variar de acordo com a quantidade de força magnética do captadorLado Grave | Lado Agudo | |
Texas Specials | 8/64" (3.2 mm) | 6/64" (2.4 mm) |
Estilo Vintage | 6/64" (2.4 mm) | 5/64" (2 mm) |
Série Noiseless™ | 8/64" (3.2 mm) | 6/64" (2.4 mm) |
Single-Coil Comum | 5/64" (2 mm) | 4/64" (1.6 mm) |
Humbuckers | 4/64" (1.6 mm) | 4/64" (1.6 mm) |
Lace Sensors | Tão perto como desejado (permitindo a vibração das cordas) |
ENTONAÇÃO (AJUSTE FINO)
Ajustes devem ser feitos depois de tudo acima ter sido cumprido. Selecione na chave de timbres o captador do meio e gire os botões de volume e tone até o máximo. Cheque a afinação. Cheque cada corda ao 12º traste, harmônico natural e pressionado (tenha certeza de estar pressionando até a corda encostar apenas no traste, não na escala). Se a nota estiver acima, alongue o tamanho da corda trazendo o carrinho para trás. se abaixo, encurte a corda trazendo o carrinho para frente. Lembre-se, guitarras são instrumentos temperados! Re-afine, toque e faça mais ajustes quando necessário.DICAS ADICIONAIS
Há algumas outras coisas que você pode fazer para otimizar a sua estabilidade de afinação que têm mais a ver com tocar e hábitos de afinação.Toda vez que for tocar na sua guitarra, antes da sua afinação final, toque por alguns minutos permitindo que as cordas aqueçam. Metal expande quando aquece e contrai quando esfria. Após ter tocado alguns riffs e feito algumas alavancadas, você pode fazer a sua afinação final. Lembre-se com a maioria das tarraxas é preferível afinar exatamente até a nota. Contudo, com tarraxas com trava, vá além da nota e depois volte até ela. Finalmente, limpe as cordas, braço e ponte com um pano de micro-fibra após ter terminado de tocar.
Quando transportando ou armazenando sua guitarra, mesmo que por um curto período, evite deixá-la em lugares que você mesmo não se sentiria confortável.
Esse guia é um tradução direta feita da página disponível no site oficial da Fender disponível em: http://intl.fender.com/en-BR/support/articles/stratocaster-setup-guide/
Algumas partes foram modificados ou removidas para ficar melhor a compreenssão, visto que a tradução literal ficaria estranha para nós brasileiros e alguns textos julgo desnecessários.
Grato pelas dicas especiais.
ResponderExcluirMaravilha.
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirStainless Steel Stacks | Titanium T-Shirt
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